quarta-feira, 12 de maio de 2010

Momentum

Na física, algumas vezes, para termos uma noção exata do que está acontecendo com uma partícula, precisamos definir seu “momentum”. Só assim, teremos os dados necessários para saber qual o comportamento desta partícula naquele instante.
Este conceito de momentum pode parecer restrito ao mundo dos laboratórios e salas de aula, contudo, sua aplicabilidade é muito mais extensa do que se parece e ainda, vai além das fronteiras da física, para se aplicar à realidade pessoal de cada um de nós. Na análise dos porquês, remontando às causas de comportamentos, gostos pessoais, inclinações e tendências até mesmo transtornos, sofrimentos, etc, vamos encontrar toda uma história pessoal, uma trajetória de vida desde a infância(e porque não antes dela?!), que leva o indivíduo aos padrões atuais, ou seja, ao seu modo de ser, que são os efeitos da sua própria história. Os elementos que participaram da formação deste indivíduo colaboraram de forma positiva ou negativa no seu estado atual de ser e se comportar. Mas este estado atual, não é definitivo, felizmente! Os processos de formação da personalidade nunca cessam. Os elementos do cotidiano trabalham incessantemente para mudar o indivíduo, lentamente, mas de forma constante. O aprendizado, espontâneo ou movido pela necessidade, muda lentamente os procederes, os comportamentos do indivíduo. A isso, chamamos de amadurecimento. Bom, felizmente, o ser humano nunca está pronto, necessitando sempre de buscar algo ou vencer alguma dificuldade, o que faz da busca de estar bem uma constante marcha. Desta forma, o indivíduo é hoje, mais do que foi ontem e ainda, um fragmento daquilo que será amanhã! É o seu momentum! Amanhã, tendo agregado à sua personalidade os valores de hoje, seu momentum será outro. Valores terão mudado, necessidades terão sido algumas atendidas e outras descartadas(por não serem tão necessárias assim...). O processo da construção do EU é dinâmico. É a história construída por cada individuo, que define hoje, seu momentum e, definirá amanhã, seu momentum e daí por diante!




As fotos são, de cima para baixo: Momentum do movimento angular e Ilustração da construção da mente humana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que ninguém fez comentário, pq ainda não encontraram o "momentum" certo. O meu é este. Disse que um dia conseguiria ler pelo menos um artigo desse blog. Enfim... Fiquei feliz, muito feliz. Considero um bom exercício de descoberta de si mesmo e de organização interior para construção de "momentuns" prazerosos e valorozos para a alma em evolução contínua.
Parabéns.

Luis Reis disse...

Não conhecia este blog mas fiquei fã, especialmente pela forma clara como definiu um conceito tão peculiar. Parabéns