
Uma interessante forma de repensar um aspecto importante da vida é realizado pela homeopatia, que traz uma visão bastante diferente a respeito da velha e antiga medicina alopática. Desde o seu princípio, com Hipócrates, a alopatia receita medicamentos, de princípios químicos bem definidos e, hoje industrializados, para combater sintomas e moléstias sofridas pelos pacientes.
Mas, o médico Christian Friedrich Samuel Hanneman (1755-1843), faz uma interessante proposta para tratar seus pacientes. Tem como princípio a similitude. Neste princípio, a proposta é tratar um sintoma, fornecendo ao paciente, uma substância que cause num indivíduo saudável, o mesmo sintoma que experimenta o paciente a que se pretende tratar. Já temos aí uma grande diferença entre a alopatia e a homeopatia, que é esta nova proposta trazida por Hanneman.
Mas não paramos por aí... Hanneman ainda vai além... Ele aplicou os elementos ativos usados como medicação à diluições, ou seja: pegou uma quantidade de 1X de elemento ativo e dissolveu em 10X de água. Após, isso, pegou 1X dessa solução e dissolveu em mais 10X de água e por aí vai... A esse processo, a homeopatia vai chamar de Dinamização.
Para sua surpresa, Henneman descobriu que quanto maior o número de dinamizações, maior ainda era o efeito desse medicamento. Esse processo, contraria um princípio da química e da física, conhecido como constante de Avogadro. Essa constante, em curtíssimas palavras, representa um valor mínimo a respeito da menor quantidade de um elemento(átomos, moléculas, íons e elementos deste tipo). Isso quer dizer que em algumas dinamizações, não “haveria” naquela água(ou no soluto), qualquer mínima quantidade do medicamento ali dissolvido.
Mas, o que acontece realmente é que a Homeopatia, apesar de algumas adversidades científicas, existe e tem sobrevivido ao longo do tempo e dos ataques. Isso quer dizer que ela tem apresentado resultados positivos, caso contrário, teria sido esquecida ao longo da história.
Essa forma de repensar a maneira de tratar um paciente, nos leva a repensar aspetos como a interação saúde-doença e sobretudo, aspectos que vão além do corpo físico. Só porque não é visível e não é tangível, não quer dizer que não possa existir. A gravidade não é visível, as interações nucleares e o eletromagnetismo também não o são. Mas seus efeitos são notáveis e precisos!
Enquanto, muitas vezes, a alopatia trata um sintoma, a homeopatia atua em algo que se situa em outros territórios, ainda pouco estudados pelas academias.
Essa forma de repensar o que era visto como rotina e, atuar em territórios de outros domínios, tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da humanidade, com resultados muitas vezes, acima do esperado e do aceitável.
O que não é aceitável é não repensar...
As fotos são, de cima para baixo: Hanneman e Medicamentos Homeopáticos.
Um comentário:
Amigo,
Adorei o texto...
Vc entendeu bem o espírito da coisa.
Podemos conversar mais sobre o assunto tb..
Vou pedir minha homeopata de plantão, Dra Débora pra entrar em contato tb, e se quiser passar alguns materiais pra ler.
Beijos grande !
da amiga Pat
Postar um comentário